06 Jan Redes Sociais – de opção a necessidade
Já há alguns anos que ouvimos falar em Redes Sociais. Quase todos as utilizamos, uns mais do que outros, mas passaram a fazer parte da sociedade. Mais do que isso, fazem parte da nossa vida.
Mas como? Qual é, de facto, a dimensão das redes sociais em números? Estaremos assim tão ligados como dizem?
Os factos são claros:
E em Portugal, qual é a dimensão?
Dada a massificação das redes sociais em grande escala, as grandes multinacionais vêm apostando cada vez mais, ao longo dos anos, nas redes sociais com uma estratégia incisiva e criativa.
Contudo, as pequenas e médias empresas tem descoberto nas redes sociais a mais importante ferramenta para penetrar no mercado. Como?
- Notoriedade da marca
A Internet não tem barreiras geográficas. Isto significa que a sua página pode ser igualmente vista tanto na sua cidade como em Tóquio. Através destas plataformas poderá alcançar novos públicos: só tem de se “inflitrar” nas redes que eles utilizam para começar a comunicar com eventuais clientes.
- Fidelização
Ao criar uma “persona” com quem as pessoas podem comunicar, há mais probabilidades de que da próxima vez que o consumidor precisar de um dos produtos ou serviços se lembre de si.
- Mais vendas
Uma estratégia eficaz – que resulte numa maior visibilidade – é naturalmente sinónimo de mais vendas. Mas é imediato? Não, é necessário criar uma relação com o utilizador.
- Imagem positiva
O facto de interagir com os seus clientes demonstra que você não quer única exclusivamente vender. Pouco a pouco, começará a criar uma reputação amigável que será uma mais-valia.
- Aumento do tráfego
As redes sociais funcionam como um catalisador do tráfego. Se partilhar as páginas do seu website ou do seu blog é consequente que consiga reencaminhar os utilizadores das redes sociais para a sua página.
- Custos reduzidos
Por norma, todas as redes sociais são gratuitas, o que faz com que não tenha qualquer tipo de custos para fazer com que a sua empresa adira. Existe a opção de impulsionar os seus conteúdos – com um orçamento à sua escolha e dentro dos limites indicados.